Sistema georreferenciado para Gestão da Saúde Comunitária
O App+Saúde é um sistema em formato de aplicativo, para celular ou tablet, que monitora de forma georreferenciada a gestão sanitária pública e comunitária, considerando a acessibilidade e a mobilidade dos usuários.
A informação das famílias de forma georreferenciada facilita a gestão sanitária pública e permite o atendimento da saúde para as pessoas que vivem em regiões de difícil acesso ou em condição de vulnerabilidade.
O aplicativo é uma criação em conjunto entre a Universidade Federal de Pelotas (Brasil) e a Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco (Argentina).
App+Saúde
A proposta é uma abordagem de pesquisa e extensão interdisciplinar, que gera ao mesmo tempo um produto tecnológico que permite melhorar a gestão para o acesso À saúde pública. O sistema se organiza em três componentes 1) Um sistema georreferenciado de monitoramento que organiza os dados sanitários do lugar, facilitando consultas de situação, prevenção e prognóstico de evenentos; 2) O aplicativo para smartphone, de uso restrito aos agentes de saúde e outro aberto para a comunidade, que permita melhorar os dados geográficos para monitoramento e; 3) Um dispositivo metodológico de transferência de cartografia social, incorporando elementos sociais, culturais, temporários e conjunturais em um mapa geral.
Aplicativo
O aplicativo de androide é o responsável pela coleta de informação georreferenciada que alimenta o servidor da web. A informação é coletada de forma remota e off-line e posteriormente sincronizada com o servidor.
Sistema Web
Através de um navegador e em qualquer lugar se pode acessar todas as informações coletadas pelos agentes comunitários de saúde, ao mesmo tempo, também é possível inserir novas informações ou editar os existentes.
A combinação entre o aplicativo e o servidor web, permite que a informação coletada seja utilizada como instrumento para a tomada de decisões.
Análise de informações
Em que fase de uso se encontra
Atualmente se encontra em fase de ajustes e prova piloto. Tanto na Argentina como no Brasil.